UTAD organiza evento sobre efeito de alterações climáticas na vinha

UTAD organiza evento sobre efeito de alterações climáticas na vinha

18-20 Fevereiro|UTAD (Vila Real)

Decorrerá na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entre os dias 18 e 20 de Fevereiro, o evento “Clim4Vitis Days”, organizado pelo Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e integrado no projeto Clim4Vitis da UTAD. Este projeto tem como objetivo desenvolver parcerias, partilhar conhecimento, medir e avaliar os impactos das alterações climáticas na viticultura europeia e integra parceiros da Alemanha, Itália e Luxemburgo.

Durante os três dias do “Clim4Vitis Days”, a UTAD irá receber especialistas de organismos europeus especializados em alterações climáticas e viticultura. Além da conferência principal, este evento incluirá um workshop de modelação de videira e um curso de formação avançado dedicado às alterações climáticas e à viticultura que irá abordar as melhores práticas com valor acrescentado para setor.

Os destinatários do evento são estudantes, investigadores, produtores e empresas do setor vitivinícola, autoridades governamentais/municipais e todos os interessados neste assunto. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada através página web do evento: https://clim4vitis.eu/event/clim4vitisweek/

O projeto Clim4Vitis tem um orçamento global de 1 milhão de euros e é apoiado pelo programa Horizon 2020. O objetivo principal do projeto é fortalecer e apoiar a capacidade da UTAD na modelação da videira e criar ferramentas para avaliar o impacto das alterações climáticas na viticultura. O consórcio inclui as seguintes instituições: UTAD – entidade coordenadora, o Potsdam Institut fuer Klimafolgenforschung (PIK), a Universita degli studi di FIrenze (UNIFI), o Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST) e a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI). Para mais informações, por favor consultar a página web do projeto: www.clim4vitis.eu.

José Paulo Santos
jpsantos@utad.pt